ou


NOTÍCIAS

Gestação e doenças sexualmente transmissíveis

Resultado de imagem para Gestação e doenças sexualmente transmissíveis

Sinônimos e nomes populares:

Doenças do sexo, doenças pegadas e Gestação/Gravidez

O que é?

As doenças sexualmente transmissíveis, quando transmitidas na fase intrauterina e no período perinatal (gestação/parto/puerpério), podem ocasionar doenças importantes no feto, chegando até a morte fetal. A gestante e seu companheiro devem ser questionados quanto à presença ou exposição às doenças sexualmente transmissíveis e aconselhados quanto à prevenção e tratamento. Alguns testes devem ser realizados no pré-natal para o diagnóstico destas doenças.

Exames recomendados:

Sorologia para sífilis

o teste realizado em nosso meio chama-se VDRL. Toda gestante com sífilis deve ser tratada, pois diminui o risco de transmissão transplacentária. Este teste é repetido no segundo e terceiro trimestre.
Teste para Hepatite B (HbsAg)

deve ser solicitado a toda gestante na primeira consulta de pré-natal e repetido ao final da gestação (último trimestre) nas gestantes com HbsAg negativo, que têm fatores de risco para a contaminação (mulheres com outras doenças sexualmente transmissíveis, com vários parceiros, usuárias de drogas).
Teste para vírus HIV

deve ser oferecido na primeira consulta pré-natal.
Exame direto

exame para pesquisa de vaginose bacteriana - nas gestantes em risco de desenvolverem trabalho de parto prematuro (aquelas que já tiveram parto prematuro anterior)

 
Autor : abcdasaude.com.br
Fonte : abcdasaude.com.br










 

 

 

Desenvolvimento :